Turmas 9 a 12 - Brasilianischer Zweig




Home  >  Segmentos   >  Turmas 9 a 12   >  Brasilianischer Zweig

Introdução

Na Escola Alemã Corcovado, as turmas de 9º ano já fazem parte do Ensino Médio. Isso possibilita o trabalho por ciclos pedagógicos e, ainda que respeitando as características da série e da faixa etária, antecipa a preparação para desafios como o vestibular e o Enem.

O segmento conta com uma equipe de orientação profissional que oferece uma série de oportunidades ao longo dos anos, para que os alunos estejam preparados não só para a escolha de cursos e universidades, como também para o mercado de trabalho. Além disso, os estudantes vão assumindo ainda mais responsabilidades. Nas turmas 9 e 10, por exemplo, cumprem dois estágios obrigatórios, um social e um profissional.
 

Currículo

No Ensino Médio, os alunos tornam-se autores do próprio processo de construção de conhecimento. A metodologia de ensino incentiva a autonomia de cada um, para que sejam capazes de estabelecer prioridades e de tomar decisões. Na Escola Alemã Corcovado, as turmas de Ensino Médio assistem às aulas em horário integral, já que a carga de estudos aumenta e novas matérias, como Filosofia e Sociologia, são inseridas na grade curricular. No campo das artes, a partir das turmas 10 os alunos escolhem entre Música, Teatro ou Artes Visuais como disciplina obrigatória.

Turmas 9: Língua Portuguesa, Língua Alemã, Artes Visuais, Biologia, Ciências, Educação Física, Física, Gesellschaftslehre (Estudos Sociais em língua alemã), Informática, Inglês, Matemática, Música, Química
Turmas 10: Língua Portuguesa, Língua Alemã, Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, Gesellschaftslehre (Estudos Sociais em língua alemã), História, Informática, Inglês, Matemática, Naturwissenschaften (Ciências em língua alemã), Química, Sociologia
Turmas 11: Língua Portuguesa, Língua Alemã, Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, Gesellschaftslehre (Estudos Sociais em língua alemã), História, Informática, Inglês, Matemática, Naturwissenschaften (Ciências em língua alemã), Química, Sociologia
Turmas 12: Língua Portuguesa, Língua Alemã, Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, Gesellschaftslehre (Estudos Sociais em língua alemã), História, Informática, Inglês, Matemática, Naturwissenschaften (Ciências em língua alemã), Química, Sociologia

Informações sobre o Novo Ensino Médio
 
Conforme a Lei Federal 13.415/17, a Escola Alemã Corcovado se adequou à estrutura do Novo Ensino Médio, organizando os tempos de aula em dois grandes blocos:
 
• O primeiro se refere aos tempos de aula direcionados ao currículo convencional, orientados desde 2015 pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que compõem o que é denominado agora de “Formação Geral Básica”. Eles contemplam competências das áreas das Linguagens, da Matemática, das Ciências Humanas e das Ciências da Natureza, organizadas tradicionalmente em disciplinas como Português, Inglês, Matemática, Biologia, Física, Química, Geografia, História, Sociologia e Filosofia.
 
• O segundo consiste em tempos de aula que caracterizam o que é específico do currículo da nossa Escola (como, por exemplo, tempos de aula de Alemão e de aprofundamento em Inglês, Português e Matemática).
 
- Eletivas semestrais
São disciplinas introduzidas na grade das turmas 10, que consistem em quatro tempos semanais, nos quais os alunos devem escolher entre duas opções de tópicos específicos. Nos horários das eletivas, os alunos podem optar por uma disciplina que enfatiza as Ciências da Natureza e Matemática ou uma outra opção com ênfase nas Ciências Humanas e Sociais.
 
• Como essas eletivas são oferecidas em pares em horários concomitantes, cada aluno deve escolher quatro opções dentre as ofertadas.
 
• Os alunos têm uma aula inaugural sobre cada um dos oito tópicos especiais antes de terem que fazer suas escolhas. Porém, uma vez definidas essas escolhas, os alunos devem cursar as eletivas ao longo de todo o primeiro semestre e seu desempenho será avaliado. Para que a disciplina seja ofertada é necessário que haja pelo menos três alunos inscritos.
 
- “Projeto de Vida”
Um outro componente curricular na grade das turmas 10, novidade a partir de 2022, se refere à construção do “Projeto de Vida”, que consiste em um trabalho de orientação dos alunos voltado para sua formação integral, contemplando aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais. Tal trabalho se baseia na ampliação de iniciativas já desenvolvidas no âmbito da informação profissional na Escola. 

Estágio social

As turmas 9 participam todos os anos do estágio social, parte da proposta curricular de formação humanística da Corcovado. Ao longo do ano, os alunos escolhem uma instituição social parceira da Escola. Em visitas semanais, fora do horário escolar, desenvolvem atividades de acordo com a demanda do local: monitoria e reforço escolar, recreação, organização de espaços, entre outras possibilidades. As turmas 9 também ficam responsáveis pela arrecadação de doações para essas instituições.

Orientação e estágio profissional

Um bom desempenho durante o Ensino Médio é essencial para a formação dos alunos, que em breve estarão ingressando em universidades no Brasil ou no resto do mundo. Nesse contexto, as coordenações do segmento oferecem aos alunos diversas oportunidades de orientação profissional, para que possam conhecer diferentes carreiras e cursos e estarem preparados para as provas de admissão. Nas turmas 10 os alunos participam ainda do estágio profissional, no qual têm a oportunidade de conhecer melhor o dia a dia de empresas e profissionais de diferentes segmentos. Esse período de estágio pode ser realizado no Brasil ou na Alemanha, através de um intercâmbio.

Avaliações e diplomas

Nas turmas 9 e 12 do Ramo C, os alunos se submetem aos exames Deutsches Sprachdiplom (DSD), que é o exame oficial de proficiência em língua alemã. A Escola Alemã Corcovado tem aplicado provas de Alemão desde o ano 1976. O diploma do DSD é reconhecido a nível mundial. Nos exames do DSD são examinados os conhecimentos e capacidades em língua alemã, como a compreensão de leitura e compreensão auditiva (exames escritos), e a comunicação verbal (exames orais). Com o diploma do DSD 1 os alunos obtêm acesso ao Studienkolleg na Alemanha. Já o diploma do DSD 2 garante a admissão numa universidade na Alemanha, permitindo inclusive aos alunos brasileiros o acesso às universidades alemãs. No ano de 2020 um total de 89% dos alunos foi aprovado nos exames do DSD 1 e um total de 90% nos exames do DSD 2.

Além disso, a Escola Alemã Corcovado oferece cursos preparatórios para os exames da Universidade de Cambridge, assim como o FCE (First Certificate in English) e o CAE (Certificate in Advanced English). Esses cursos são oferecidos no formato de atividade opcional. Os exames de inglês da Universidade de Cambridge certificam o domínio dos conhecimentos de inglês exigidos em instituições do ensino superior e em empresas, nas quais o idioma falado é o inglês. Os alunos da Escola têm obtido excelentes resultados em ambos os exames: no ano passado, um total de 93% dos alunos foi aprovado no exame do FCE e 88% no exame de CAE.

Enem/vestibular

A partir das turmas 9, os alunos participam de provas obrigatórias, cujo objetivo é avaliar o seu nível de conhecimento e promover sua capacidade de lidar com diversos formatos de provas. As formas de avaliação variam de série em série. Nas turmas 9 e 10 são aplicadas as avaliações globais. Já nas turmas 11 e 12 são preparados os simulados orientados para os exames de admissão da PUC, UERJ e do Enem.
 
Como forma de auxiliar esse processo, a Escola oferece aulas opcionais. No Projeto Enem e no Projeto Vestibular os alunos treinam e aprofundam os conteúdos principais desses exames de admissão. Em ambos os projetos são estudadas as questões que caíram nos exames passados. A participação dos alunos nessas atividades é facultativa. O Projeto Vestibular divide-se em três módulos independentes, que acontecem de março até novembro. Já o Projeto Enem é realizado aos sábados, de setembro até novembro. Ambos os projetos permitem a participação de professores externos.

Desde 2004 o Enem é um dos principais instrumentos de acesso ao ensino superior. Em 2010, o Enem foi integrado ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Esse sistema visa selecionar os candidatos a vagas nas universidades públicas e privadas em todo o país. Algumas dessas instituições selecionam seus futuros estudantes exclusivamente por meio desse sistema, já outras instituições realizam seus próprios processos seletivos. Para as universidades federais, o Sisu é o único sistema de acesso permitido. Mesmo se os exames de admissão aplicados ou aceitos pelas diversas instituições variam bastante, o currículo regular da escola prevê as metas de aprendizagem tradicionalmente exigidas nos referidos exames. Um total de 91,38% dos alunos da Escola Alemã Corcovado foi aprovado no Vestibular de 2020/2021.

Horários

No Ensino Médio da Escola Alemã Corcovado, a entrada dos alunos ocorre às 7h15. O horário da saída varia entre 13h30 e 16h40.

* Devido à pandemia da Covid-19, os horários podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Atividades Opcionais

Os alunos de Ensino Médio da Escola Alemã Corcovado podem participar de Atividades Opcionais como Cambridge, Espanhol, Ginástica Artística, Futebol, Teatro, Violino, Piano, Yoga, Xadrez etc. A oferta dessas atividades varia todo semestre e sua realização está sujeita à formação de turmas. 

Para saber as atividades oferecidas atualmente favor entrar em contato com a secretaria: https://www.eacorcovado.com.br/contato#formularioMapa

 

Notícias Relacionadas

Reconhecimentos e Afiliações