Transição para o Ensino Fundamental I
Ao começarem o 1º ano do Ensino Fundamental I, as crianças passam a integrar o ramo alemão (R) ou o ramo brasileiro (C) de ensino. O ramo R norteia-se pelo sistema educacional alemão, ao passo que o ramo C se baseia no brasileiro.
A passagem dos alunos da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é preparada em conjunto pelas equipes desses dois segmentos. No período que antecede a mudança, as crianças das turmas brasileiras (Ramo C) da Educação Infantil participam de um projeto em que as crianças realizam, a partir do segundo semestre, já sobem sozinhas para o espaço da Educação Infantil, passam a ter um dever de casa por semana e realizam visitações aos recreios do Ensino Fundamental I. Além disso, as professoras do Ensino Fundamental I fazem visitas ao grupo da Educação Infantil, para se apresentarem e convidarem as crianças a visitar as turmas da etapa seguinte.
Como finalização desse processo, os alunos participam de uma gincana pela escola em que precisam localizar alguns espaços, como a cantina, enfermaria, secretaria e etc e precisam realizar alguma tarefa nesses locais. O objetivo da gincana é favorecer a integração das crianças e promover a autonomia delas ao se locomoverem pela escola. A Educação Infantil da Escola Alemã Corcovado se empenha em promover o desenvolvimento da autonomia dentro do espaço escolar, permitindo que as crianças percebam a si mesmas como alunos. Desde pequenas, elas podem se dirigir com autonomia à Educação Infantil e participar dos recreios nos pátios da Escola.