Home  >  Notícias  >  Metamorfose na Educação Infantil


04.05.2026

Metamorfose na Educação Infantil

Na Educação Infantil, a aprendizagem acontece de forma viva, sensível e conectada com o mundo ao redor. Atualmente, as crianças estão imersas em um projeto de educação ambiental que nasceu de forma espontânea: a presença de diversas lagartas em uma área do jardim da escola.

A partir dessa descoberta, iniciou-se um acompanhamento cuidadoso e científico do processo de metamorfose desses pequenos seres, despertando nas crianças a curiosidade, a observação atenta e o pensamento investigativo.

Mais do que um estudo sobre a natureza, o projeto tem se revelado um potente fio condutor de histórias, hipóteses, conversas e encantamento. As crianças observam, registram, questionam e constroem conhecimento a partir de uma experiência real e significativa.

Uma das lagartas iniciou seu processo de transformação e marcou um momento especial do percurso deste projeto. As cenas foram registradas pela professora Luisa Ribeiro, que, com sensibilidade, captou em vídeo a beleza e a delicadeza desse instante.



Notícias Relacionadas

Reconhecimentos e Afiliações