Alunas são premiadas na Olimpíada de Leitura e Correção de Textos
Quatro alunas do Ensino Médio da Escola Alemã Corcovado participaram da Olimpíada de Leitura e Correção de Textos, um projeto que propôs uma experiência prática de leitura crítica, tradução e análise linguística a partir de jornais antigos escritos em alemão e português.
A proposta fez parte do projeto Lemmbra, que integra acervos digitalizados de periódicos de língua alemã que circularam no Brasil entre o fim do século XIX e início do século XX. Durante a Olimpíada, os participantes foram convidados a interpretar, corrigir e sugerir melhorias em textos históricos com o auxílio da tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres).
As alunas da Escola se destacaram tanto na interpretação quanto na correção textual. Victória C. (12R1) foi premiada nas categorias de tradução do português para o alemão e do alemão para o português. “Achei interessante ter acesso a documentos históricos reais e experimentar como a história acontecia. O impacto do conteúdo e a relação entre países e imigrantes ficou muito evidente para mim”, comentou.
Bianca R. (12R1) também foi premiada na categoria de tradução do português para o alemão. Segundo ela, o contato recorrente com fontes históricas nas aulas de Geschichte (História em alemão) ajudou bastante: “já fazemos esse tipo de leitura em aula, então me senti preparada”.
Já Luiza W. (12R1) destacou o desafio de lidar com a língua alemã em transição. “O alemão do documento não era como o que usamos hoje. A escrita antiga exigiu mais atenção para entender o que era dito.”
Maria Eduarda M. (12C), por sua vez, destacou o rigor do trabalho de revisão textual: “aprendi que é muito difícil e minucioso corrigir e reescrever textos. Foi uma experiência intensa”.
A participação das alunas reforça o compromisso da Escola com a formação crítica, linguística e intercultural, além de mostrar o quanto o estudo de idiomas pode se conectar com história, tecnologia e reflexão social.
Parabéns às alunas pelas premiações e pelo empenho!