Abitur

No ano letivo de 2018, os exames de Abitur serão realizados, pela primeira vez, de acordo com o novo Regulamento de Exames de Abitur – DIAP.

O Ensino Médio da Escola Alemã Corcovado constitui-se das séries 10, 11 e 12, como é o caso em todas as escolas alemãs. As aulas são ministradas em cada turma separadamente. A série 10 representa a fase de introdução, em que se dá a construção da base de conteúdos para as próximas duas séries. A fase de qualificação abrange os quatro semestres das séries 11 e 12. É nessas séries que os alunos devem apresentar os rendimentos necessários para a qualificação geral. As avaliações obtidas já serão consideradas para o cálculo da avaliação final do Abitur. A nota do Abitur constitui-se aproximadamente de dois terços dos rendimentos obtidos na fase de qualificação, e de um terço de notas obtidas no próprio exame de Abitur.

O currículo abrange 10 disciplinas de qualificação:  Alemão, Português, Inglês, Artes ou Música, Matemática, Biologia/Física/Química (02 de 03), História, Filosofia (em alemão e português) e Educação Física.

Para maiores informações sobre o Regulamento DIAP favor acessar o seguinte link: https://www.kmk.org/fileadmin/Dateien/doc/Bildung/Auslandsschulwesen/Abitur/2015_06_11-PO-Deutsches-Intern-Abitur.pdf.

Na EAC, os alunos participam tanto de aulas ministradas em alemão quanto em português. As disciplinas lecionadas em português são: Física, Biologia, Química, História, Matemática, Geografia e Sociologia. A razão disso é o fato de que os alunos devem ser preparados não apenas para ingressar numa universidade na Alemanha, mas também no Brasil. Por esse motivo, a participação em simulados do ENEM e do Vestibular é parte integrante do Ensino Médio da EAC. Além disso, a escola oferece aos alunos das turmas 11 e 12 aulas especiais como forma de prepará-los de modo mais específico para estes exames de conclusão.

Desde o ano letivo de 2017 o Abitur também é aceito como forma de acesso a universidades brasileiras. Segue a relação das universidades e faculdades brasileiras que aceitam o Abitur:

•    Fundação Instituto de Administração (FIA), São Paulo
•    Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) São Paulo, Rio de Janeiro
•    Fundação Getúlio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV - EAESP)
•    Fundação Getúlio Vargas - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), Rio de Janeiro
•    Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), São Paulo
•    Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (Belas Artes)
•    Ibmec Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília
•    Faculdade DeVry Metrocamp, Campinas
•    Faculdade DeVry FBV, Recife - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE), São João da Boa Vista (SP)

No caso de quaisquer dúvidas em relação aos procedimentos adotados no Ensino Médio ou acerca do Regulamento do Exame de Abitur, favor entrar em contato com o nosso Coordenador do Ensino Médio, prof. Markus Häder.

Coordenadores

Turmas de 9 a 12 C

Francisco Linhares

Turmas de 9 a 12 R

Markus Häder

Orientadoras

Turmas de 9 a 12 C

Clarice Dahis

Turmas 9 a 12 R

Vanessa Klevenhusen