Educação Infantil




Home  >  Segmentos   >  Educação Infantil

Introdução

A Educação Infantil da Escola Alemã Corcovado segue a Base Nacional Comum Curricular e as orientações metodológicas do Kindergarten da Alemanha. As propostas de atividades e o espaço são idealizados para ajudar no desenvolvimento das crianças, desde o amplo pátio até as salas de aula.

As turmas são divididas em:
•    Maternal II (3 a 4 anos)
•    Pré-Escola I (4 a 5 anos)
•    Pré-Escola II (5 a 6 anos).

A equipe multidisciplinar da Educação Infantil é composta por cerca de 35 profissionais bilíngues português-alemão. Assim, as práticas curriculares são enriquecidas com a imersão na cultura e na língua alemã desde o Maternal II.

A Proposta Pedagógica da Educação Infantil alinha-se com o Currículo por Competências da Escola Alemã Corcovado. Esse modelo busca desenvolver, ao longo de toda escolaridade, as competências das áreas pessoais e sociais, dos conhecimentos e das metodologias.

No dia a dia, as crianças também aprendem a assumir novas responsabilidades. Esse trabalho é fundamental para o desenvolvimento da autonomia, uma das mais importantes diretrizes da Educação Infantil e fruto de um trabalho sistemático da parceria família-Escola.
 

Plano semanal

Atividades

Uma ampla variedade de temas, que se renovam periodicamente, serve de base ao dia a dia nos espaços da Educação Infantil. Ao realizarem as atividades, as crianças adquirem conhecimentos novos ou aprofundam saberes e habilidades já existentes, sempre sob supervisão da equipe de professores e coordenadores.

Jogos e brincadeiras

Durante atividades lúdicas, as crianças assimilam vivências ou ampliam os seus conhecimentos. Nos momentos diários do jogo livre, podem explorar a criatividade e a fantasia.

Músicas

Nas aulas de Música, as crianças aprendem canções e danças alemãs e brasileiras. Brincadeiras cantadas, canções, melodias, danças e a cultura brasileira e alemã. Brincadeiras cantadas e instrumentos de percussão promovem o desenvolvimento do senso rítmico. Essas aulas são ministradas por uma professora de Música.

Artes

Nas aulas de Artes os pequenos alunos aprendem diversas técnicas e adquirem conhecimentos sobre artistas e suas obras. Nas aulas práticas, confeccionam suas próprias obras, aplicando as técnicas e os métodos assimilados. As aulas são ministradas por professoras de Artes.

Psicomotricidade

Atividades de psicomotricidade ministradas pelos educadores procuram desenvolver as habilidades corporais, manuais e cuidado com o corpo. Essas atividades acontecem na sala de aula, pátio da Educação Infantil ginásio ou na quadra poliesportiva. Nestes espaços especializados as crianças podem usar diversos aparelhos e materiais esportivos.

Educação Ambiental

Nas aulas de Educação Ambiental as crianças têm contato com temas relacionados à proteção do meio ambiente. Elas têm a oportunidade de explorar o espaço externo da Escola, uma enorme e rica área verde, podendo descobrir detalhes fascinantes de plantas e de animais, além de aprender sobre os diferentes ecossistemas através da observação e pesquisa. Essas aulas são ministradas em português.

Pátio

Todos os dias as crianças podem desfrutar do pátio da Educação Infantil, uma aréa externa com um grande brinquedo de madeira com escada, escorregas e balanço. Além disso a superfície externa do parquinho é coberta com areia, em que todos podem brincar, correr ou escalar. No pátio há também um trepa-trepa e uma casa de bonecas. As crianças brincam com areia, água, cordas, panos, bolas e muitos outros brinquedos.

Projetos

O Currículo por Competências da Educação Infantil é colocado em prática por meio de projetos pedagógicos desenvolvidos ao longo de cada semestre, que nascem por vezes a partir de sugestões e curiosidades trazidas pelas próprias crianças, e transformadas em temas que ganham forma no planejamento do dia a dia pelo corpo docente. As atividades desses projetos podem integrar as aulas de Artes, Educação Ambiental ou Música, como podem também contemplar visitas à Biblioteca Infantil, saídas pedagógicas e o aprendizado da língua alemã.

Transição para o Ensino Fundamental I

Transição

Ao começarem o 1º ano do Ensino Fundamental I, as crianças passam a integrar o ramo alemão (R) ou o ramo brasileiro (C) de ensino. O ramo R norteia-se pelo sistema educacional alemão, ao passo que o ramo C se baseia no brasileiro. 

A passagem dos alunos da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é preparada em conjunto pelas equipes desses dois segmentos. No período que antecede a mudança, as crianças da Educação Infantil participam de um projeto em que podem ir se familiarizando com o som das sílabas e letras da língua alemã, tecnicamente chamado de consciência fonológica. A consciência fonológica facilita bastante a aprendizagem da leitura e escrita. 

Além disso, as professoras do Ensino Fundamental I fazem visitas ao grupo da Educação Infantil, para se apresentarem e convidarem as crianças a visitar as turmas da etapa seguinte.

A Corcovado se empenha em promover o desenvolvimento da autonomia dentro do espaço escolar, permitindo que as crianças percebam a si mesmas como alunos. Desde pequenas, elas podem se dirigir com autonomia à Educação Infantil e participar dos recreios nos pátios da Escola.

Kindergartenbuch

sdzvgsfbg

O  Kindergartenbuch é uma espécie de arquivo individual de cada aluno, onde são reunidas as produções que mostram seu desenvolvimento na Educação Infantil, fase a fase. Uma compilação de desenhos, pinturas, colagens e demais trabalhos, que pode ser consultada pelos pais.

Horários

As atividades na Educação Infantil acontecem no turno da manhã e no turno da tarde.

As dos grupos matinais começam às 7h15 e terminam às 11h35. Já as aulas dos grupos da tarde se iniciam às 12h45 e terminam às 17h.

Tanto o turno da manhã quanto o turno da tarde podem ser estendidos até as 12h40 e as 17h45, respectivamente.

Equipe

Cada turma da Educação Infantil conta com o acompanhamento de duas professoras, além de estagiários.

A Orientadora Educacional apoia os pais em questões pertinentes ao aprendizado de competências socioemocionais, e coopera com as professoras dos diversos grupos.

A Educação Infantil tem uma coordenação alemã e uma coordenação brasileira. Elas acompanham o desenvolvimento dos alunos e orientam os professores nas tarefas educativas.

Notícias Relacionadas

Reconhecimentos e Afiliações