Educação Infantil - Ramo Brasileiro




Home  >  Segmentos   >  Educação Infantil   >   Ramo Brasileiro

Introdução

As turmas brasileiras (Ramo C) da Educação Infantil da Escola Alemã Corcovado segue a Base Nacional Comum Curricular, Currículo por Competências da EAC e as orientações metodológicas do Kindergarten da Alemanha. As propostas de atividades e o espaço são idealizados, desde o pátio até as salas de aula, para ajudar no desenvolvimento das crianças.

A equipe multidisciplinar da Educação Infantil é composta por cerca de 39 profissionais bilíngues português-alemão, composta por coordenadoras, orientadora, professores de classe, de artes, de música, de educação ambiental, de psicomotricidade, auxiliares de ensino, funcionárias da copa e estagiários.

As turmas são divididas em:

•    Maternal II (3 a 4 anos)
•    Pré-Escola I (4 a 5 anos)
•    Pré-Escola II (5 a 6 anos).

A Proposta Pedagógica da Educação Infantil alinha-se com a Base Nacional Curricular por Comum (BNCC) e com Currículo por Competências da Escola Alemã Corcovado.  Assim, são 4 as competências básicas a serem desenvolvidas ao longo de toda escolaridade: as competências dos campos de experiências, as metodológicas, as pessoais e as sociais.

No dia a dia, as crianças também aprendem a assumir novas responsabilidades. Esse trabalho é fundamental para o desenvolvimento da autonomia, uma das mais importantes diretrizes da Educação Infantil e fruto de um trabalho sistemático da parceria família-Escola.

Desenvolvimento da Autonomia

Uma das mais importantes diretrizes do trabalho desenvolvido na Educação Infantil é o desenvolvimento da autonomia da criança. Levando em consideração o estágio de seu desenvolvimento, vamos ensinando às crianças a assumirem novas responsabilidades e a lidarem com situações que favoreçam o seu crescimento. Aguardar na alameda o momento da subida para a Educação Infantil, pendurar a própria mochila no gancho identificado pelo seu nome, cuidar dos seus objetos pessoais, entregar bilhetes da família para o/a professor/a, relacionar-se com as crianças e os adultos, cuidar da higiene pessoal, pedir ajuda para tarefas mais  complexas,  escolher  um livro na Biblioteca – são estas algumas das situações cotidianas com as quais as crianças são confrontadas e em relação às quais os professores, no espaço escolar, e a família, em casa, têm que atuar como mediadores, e não como aqueles que fazem pela criança.

O desenvolvimento da autonomia é, por excelência, um trabalho sistemático de parceria entre a família e a Escola. No início, esta pode ser uma tarefa desafiadora, mas trata- se de um trabalho conjunto que rende frutos maravilhosos em forma de sorrisos, autoestima e bem-estar.

A importância do contato com a língua e cultura alemã

A Escola Alemã Corcovado é uma escola de encontro e, como tal, fomenta o ensino e a aprendizagem da língua alemã, bem como o contato intenso com a cultura germânica. É no dia a dia escolar que as competências linguísticas dos nossos alunos são desenvolvidas – na Educação Infantil os alunos têm diariamente convívio com a língua alemã.

Dessa forma, nas turmas brasileiras (Ramo C), o desenvolvimento dos projetos realizados pelos/as professores/as de classe, de artes, de música e de psicomotricidade – o mundo artístico, musical, a culinária e a literatura, bem como as festas comemorativas típicas, constituem atividades que oferecem vias de aproximação com a cultura alemã que fará parte da vida escolar dos nossos alunos durante os próximos anos.

Plano semanal

Atividades

O Currículo por Competências norteia os planos semanais de trabalho da Educação Infantil. Os projetos desenvolvidos incluem atividades na língua alemã e na língua portuguesa e as aulas das disciplinas específicas. As aulas de artes, música, educação ambiental e psicomotricidade, bem como as idas à biblioteca infantil, são integradas aos projetos em andamento. Ao realizarem as atividades, as crianças adquirem conhecimentos novos ou aprofundam saberes e habilidades já existentes, sempre sob a supervisão dos educadores.

Jogos e brincadeiras

Durante atividades lúdicas, as crianças assimilam vivências ou ampliam os seus conhecimentos. Nos momentos diários dos jogos livres e dirigidos, podem explorar a criatividade, a fantasia, autonomia, raciocínio-lógico, resolução de problemas e ampliar as interações sociais.

Músicas

Nas aulas de Música, as crianças aprendem canções e danças alemãs e brasileiras. Brincadeiras cantadas, canções, melodias, danças e contato com instrumentos de percussão promovem o desenvolvimento do senso rítmico e a ampliação do repertório relacionado às culturas brasileira e alemã.

Artes

Nas aulas de Artes os alunos aprendem diversas técnicas, estimulam a criatividade, aprendem outras formas de expressão e linguagem e adquirem conhecimentos sobre artistas e suas obras. Nas aulas práticas, confeccionam suas próprias obras, aplicando as técnicas e os métodos assimilados.

Psicomotricidade

Atividades de psicomotricidade procuram desenvolver as habilidades corporais, imagem e esquema corporal, lateralidade, cuidados com o corpo e a motricidade ampla e fina. Essas atividades acontecem no ginásio ou na quadra poliesportiva. Nestes espaços, as crianças podem usar diversos aparelhos e materiais esportivos.

Educação Ambiental

Nas aulas de Educação Ambiental as crianças têm contato com temas relacionados à proteção do meio ambiente, consumo consciente. Elas têm a oportunidade de explorar o espaço externo da Escola, uma enorme e rica área verde, podendo descobrir detalhes fascinantes de plantas e de animais, além de aprender sobre os diferentes ecossistemas através da observação e pesquisa.  As aulas acontecem na horta da escola.

Pátio

Todos os dias as crianças podem desfrutar do pátio da Educação Infantil, uma área externa com um grande brinquedo de madeira com escada, escorregas, balanço e uma parede de azulejo. Além disso a superfície externa do parquinho é coberta com areia, em que todos podem brincar, correr ou escalar. As crianças brincam com areia, água, cordas, panos, bolas e muitos outros brinquedos.

Atividades em sala de aula

Em sala de aula as crianças realizam atividades coletivas, em meio grupo, em pequenos grupos, individualizadas e atividades livres e dirigidas. Nas salas de aula os alunos dispõem de vários brinquedos, livros e materiais pedagógicos que favorecem o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Ao longo do dia, as crianças participam de rodas de conversas, contação de histórias, mesas diversificadas e diversas propostas de metodologias ativas.  Ou seja, as atividades são ênfase ao papel protagonista dos alunos, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo.

Projetos

Na Educação Infantil, nas turmas brasileiras (Ramo C) o Currículo por Competências é realizado através de projetos que são desenvolvidos ora a partir de uma curiosidade espontânea das crianças, ora em função de tema planejados pela professora de classe ou pela equipe de professores da série. As atividades desses projetos podem integrar as aulas de Artes, Educação Ambiental, Música ou Psicomotricidade, como podem também contemplar visitas à Biblioteca Infantil, saídas pedagógicas e o aprendizado da língua alemã.

Os projetos contemplam pesquisas sobre o tema, dinâmicas de trabalhos individuais ou em grupos, experiências em sala de aula, rodas de conversas, culinária e outras situações, que estimulam a vivência das crianças no âmbito do projeto em questão.

Transição para o Ensino Fundamental I

Transição

Ao começarem o 1º ano do Ensino Fundamental I, as crianças passam a integrar o ramo alemão (R) ou o ramo brasileiro (C) de ensino. O ramo R norteia-se pelo sistema educacional alemão, ao passo que o ramo C se baseia no brasileiro.

A passagem dos alunos da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é preparada em conjunto pelas equipes desses dois segmentos. No período que antecede a mudança, as crianças das turmas brasileiras (Ramo C) da Educação Infantil participam de um projeto em que as crianças realizam, a partir do segundo semestre, já sobem sozinhas para o espaço da Educação Infantil, passam a ter um dever de casa por semana e realizam visitações aos recreios do Ensino Fundamental I.  Além disso, as professoras do Ensino Fundamental I fazem visitas ao grupo da Educação Infantil, para se apresentarem e convidarem as crianças a visitar as turmas da etapa seguinte.

Como finalização desse processo, os alunos participam de uma gincana pela escola em que precisam localizar alguns espaços, como a cantina, enfermaria, secretaria e etc e precisam realizar alguma tarefa nesses locais.  O objetivo da gincana é favorecer a integração das crianças e promover a autonomia delas ao se locomoverem pela escola. A Educação Infantil da Escola Alemã Corcovado se empenha em promover o desenvolvimento da autonomia dentro do espaço escolar, permitindo que as crianças percebam a si mesmas como alunos. Desde pequenas, elas podem se dirigir com autonomia à Educação Infantil e participar dos recreios nos pátios da Escola.

Horários

As atividades na Educação Infantil acontecem no turno da manhã e no turno da tarde. As aulas dos grupos matinais começam às 7h15 e terminam às 12h25. Já as aulas das turmas da tarde se iniciam às 12h45 e terminam às 17h55.

Reconhecimentos e Afiliações