Novos alunos - Turmas 9C em 2020
Em Língua Portuguesa
O/A candidato/a deverá ser capaz de
- Ler e interpretar textos plurais de diferentes gêneros, como:
- Textos literários (e suas diferenças com o não literário)
- Textos narrativos
- Textos informativos
- Textos publicitários
- Textos não verbais
- Produzir textos escritos de diferentes gêneros e de diferentes modos de organização textual, que propiciem o domínio de uso da língua escrita.
Gênero solicitado para a série - NARRATIVO
- Apropriar-se da língua, desenvolvendo a concepção gramatical através de um estudo contextualizado, reflexivo, entendido como um suporte para melhor eficiência comunicativa
- Verbos impessoais e oração sem sujeito
- Vozes verbais
- Pontuação
- Funções sintáticas:
- Tipos de sujeito
- Tipos de predicado
- Predicação verbal
- Predicativo do sujeito e do objeto
- Complemento verbal
- Complemento nominal
- Agente da passiva
- Adjunto adnominal / Adjunto adverbial
- Aposto / Vocativo
Em Matemática
O/A candidato/a deverá ser capaz de
- Representar um número racional na forma decimal;
- Determinar a fração geratriz de uma dízima periódica simples;
- Efetuar operações de adição e subtração com polinômios;
- Efetuar a multiplicação de polinômios por monômios ou por outro polinômio;
- Dividir um polinômio por um monômio ou por outro polinômio;
- Desenvolver os principais produtos notáveis: quadrado da soma de dois termos, quadrado da diferença de dois termos e produto da soma pela diferença de dois termos;
- Calcular as medidas dos ângulos formados por duas retas paralelas e uma transversal;
- Determinar a soma dos ângulos internos de um polígono;
- Calcular as medidas dos ângulos internos e externos de um triângulo.
Em Língua Inglesa
O/A candidato/a deverá ser capaz de
- Fazer uso do –ing ou infinitivo (após determinados verbos, expressões, preposições ou com sujeito);
- Unir frases e ideias através do uso de Relative Clauses (defining e non-defining);
- Distinguir e utilizar o Present Perfect Continuous e o Past Perfect Continuous;
- Utilizar adjetivos e advérbios;
- Utilizar participle as adjectives;
- Produzir texto escrito argumentativo utilizando linking words and expressions.
Em Língua Alemã (DaF)
O/A candidato/a deverá ser capaz de
Produzir textos escritos sobre temas relativos ao seu cotidiano, tais como: atividades diárias, hobbys e interesses, relações familiares, estudos e profissões, seu local de moradia e sua cidade, situações típicas de viagens, como pedidos de informações ou de ajuda, localização, roteiro de viagem e passeios, compras, trocas de mensagens e relatos de viagem.
Utilizar a gramática alemã no que diz respeito a
- Tempos verbais: Perfekt, Präteritum e Konjunktiv 2
- Verbos modais (können, müssen, dürfen, sollen)
- Frases subordinadas introduzidas por conjunções (weil/dass/denn/aber/obwohl/trotzdem)
- Artigos definidos e indefinidos e suas declinações (Nominativ/Akkusativ/Dativ)
- Pronomes pessoais e relativos e suas declinações (Nominativ/Akkusativ/Dativ)
- Adjetivos e suas declinações (Nominativ/Akkusativ/Dativ)