Turmas 9 têm evento de encerramento da atividade de estágio social
O encerramento do estágio social, atividade curricular de formação humanística das turmas 9, aconteceu nesta quinta-feira, 28 de novembro. Ao longo de todo o ano, os alunos visitaram instituições beneficentes uma vez por semana para desenvolver trabalhos voluntários como reforço escolar, recreação de crianças e alfabetização de adultos.
Reunidos no Centro Cultural Corcovado (CCC), participantes do estágio, seus pais, professores, orientadores e as entidades auxiliadas pelo programa conversaram sobre a importância dessa vivência para os adolescentes. “Eles passam a criar vínculo, afeto e comprometimento com as pessoas que encontram nas instituições, o que faz com que cresçam imensamente como indivíduos e vejam o social e o coletivo com um novo olhar”, afirmou a orientadora educacional Vanessa Klevenhusen.
Durante o evento, representantes das entidades inscritas no projeto como Creche Santa Ignez, Creche Santa Clara, ONG: Saúde Criança e Espaço Santa Terezinha ouviram depoimentos e mensagens de agradecimento dos alunos da Escola Alemã Corcovado e, ao final, todos assistiram a um vídeo sobre o potencial transformador do empreendedorismo social.
“O estágio foi uma experiência única e nos despertou para o que devemos mudar na sociedade. A gente viu que precisa correr atrás de um mundo melhor e mais justo para todos”, destacou a aluna Alexia L. Já para Gabriela Z., a atividade ajudou a desenvolver senso de coletividade. “Trabalhar para uma sociedade melhor é trabalhar junto”, pontuou.
Na opinião de Maria Alice Araújo, da Creche Santa Ignez, o projeto, além de ajudar crianças e adultos de diversas realidades sociais, também contribui para que mais pessoas tomem conhecimento do trabalho realizado nessas entidades. “Cada aluno da Escola Corcovado que nos visita é uma família que passa a conhecer a gente”. Para ela, o rendimento do estágio vem sempre se aperfeiçoando. “A cada ano que passa as turmas vão ficando mais comprometidas, com a intenção de realmente ajudar, e se vendo como parte de um todo. Foi um período muito bom e de muito aprendizado”.