Home  >  Notícias  >  Turmas 11R participam de debate bilíngue sobre linguagem no Ibmec


11.11.2019

Turmas 11R participam de debate bilíngue sobre linguagem no Ibmec

Relato de aluno:

No dia 8 de novembro, alunos das turmas 11R da Escola Alemã Corcovado participaram de um debate sobre “O Embrutecimento da Linguagem no Espaço Público”. Organizado pela Fundação Konrad Adenauer e pela Casa Stefan Zweig, o evento foi realizado no âmbito do projeto “Literatura e Política”, no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec).

O debate bilíngue, conduzido pelas jornalistas e escritoras Husch Josten, de Colônia, e Rosiska Darcy de Oliveira, do Rio de Janeiro, abordou questões atuais, como a polarização política do mundo e o embrutecimento da linguagem, na qual o ódio anônimo é espalhado para a vida real pela mídia e pelas redes sociais. As jornalistas também discutiram a relevância da empatia e da ética na era digital, enfatizando como é fácil acostumar a sociedade, através de uma linguagem agressiva introduzida na vida cotidiana, a encarar o embrutecimento da política e a violação dos direitos humanos como algo normal.

As duas escritoras concluíram que a normalização de uma linguagem grosseira leva à aceitação da violência como parte do convívio normal. Assim, a discussão civilizada torna-se um ato político e um claro sinal de resistência. O círculo vicioso da brutalidade só será quebrado quando as pessoas se recusarem a responder à violência com mais violência e desenvolverem uma nova consciência política para preservar nossa democracia.


Elizaveta G.



Notícias Relacionadas

Reconhecimentos e Afiliações