Turmas 11 conhecem o Vale do Paraíba
As turmas 11 estão aprendendo sobre a regionalização do estado do Rio de Janeiro nas aulas de Geografia. Para complementar o estudo, os alunos viajaram ao Vale do Paraíba, cuja história está intimamente ligada ao ciclo econômico do café no Brasil. Entre 26 e 28 de agosto, o grupo visitou o Quilombo São José da Serra, as fazendas São Luiz da Boa Sorte e da Taquara e a Usina do Funil.
O professor de Geografia Marcelo Alonso explicou a relevância da viagem, que acontece todos os anos nas turmas 11. “O Vale do Paraíba é uma área que abrange várias regiões de governo do estado do Rio, tema estudado em sala de aula. Nessa vivência, os alunos também conhecem os impactos ambientais da monocultura do café e a importância do Rio Paraíba no abastecimento de água da região metropolitana. E a visita ao Quilombo traz um enriquecimento sobre o conceito de território e sobre heranças culturais de matrizes africanas”, disse.
Marcelo Alonso também destacou a importância do trabalho de campo para a compreensão dos alunos sobre o conteúdo estudado. “No campo, o aluno reconhece, observa e analisa determinados fatos e fenômenos. Permite a vivência do que está sendo trabalhado nas aulas”.
A viagem faz parte da proposta de integração e convívio entre os ramos brasileiro e alemão da Escola Alemã Corcovado e proporciona momentos de confraternização e aproximação entre os alunos.