Home  >  Notícias  >  Viagem de estudos: uma imersão de culturas e ecossistemas 2024


23.08.2024

Viagem de estudos: uma imersão de culturas e ecossistemas 2024

Os alunos das turmas 11 tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência enriquecedora na viagem de estudos à região de Paraty, com atividades que abordaram tanto aspectos culturais quanto ambientais.

A visita começou com uma imersão na aldeia indígena Pataxó, onde participaram de uma dinâmica de apresentação e uma simulação de ritual, aprendendo sobre a cosmogonia desse grupo étnico. Atividades interativas como jogos esportivos indígenas, construção de casa de argila e um momento de lazer na praia também fizeram parte do dia, além de um contato especial com o artesanato indígena.

No segundo dia, a visita à comunidade caiçara foi feita via escuna, permitindo aos alunos conhecerem o litoral da região e explorarem um manguezal. Durante a viagem, receberam explicações com base em mapas náuticos e participaram de atividades de campo, como canoagem, trilhas e uma oficina de artesanato local.

O terceiro dia foi dedicado à exploração de um parque estadual, com aulas em campo sobre biomas, biogeografia e ecossistemas, além de uma visita a um quilombo, onde participaram de uma oficina de artesanato, palestra com a líder da comunidade e aprenderam sobre a fabricação artesanal de farinha de mandioca.

Por fim, no quarto dia, no centro histórico de Paraty, os alunos tiveram uma aula sobre o processo de patrimonialização do sítio histórico e participaram de uma oficina de máscaras, conhecendo ainda mais sobre a rica cultura local.

Essa viagem foi uma extensão do tema "Globalização e Redes Geográficas", abordado no primeiro bimestre. A Região Serrana foi escolhida como parte das comemorações do bicentenário da chegada dos primeiros imigrantes alemães a Nova Friburgo, o que proporcionou uma discussão sobre as redes de imigração no século XIX. Utilizando o conceito de rede geográfica de Milton Santos, os estudantes puderam compreender as interconexões entre lugares e suas dinâmicas espaciais, entendendo o papel das redes geográficas no contexto da globalização.



Notícias Relacionadas

Reconhecimentos e Afiliações