Sexualidade, cuidados e relacionamentos são pautas de bate-papo entre alunos e médicos
A Escola Alemã Corcovado, por meio da Orientação Educacional, promoveu um bate-papo com médicos sobre sexualidade, comportamento e relacionamentos para os alunos das turmas 9 e 10. Realizados nos dias 24, 26, 31 de maio e 2 de junho, os encontros foram mediados pelo pediatra Marcio Nehab e pela ginecologista e obstetra Fernanda Macedo.
O bate-papo foi dividido em dois momentos. A primeira parte foi focada para assuntos específicos - Marcio Nehab conversou com os meninos e Fernanda Macedo com as meninas. Já na segunda parte, aberta a todos os alunos, os médicos debateram questões e tiraram dúvidas. Fizeram parte da pauta do encontro temas como: métodos anticonceptivos, infecções sexualmente transmissíveis, métodos de proteção, diversidade e relacionamentos.
Orientadora Educacional do Ramo Alemão do Ensino Médio, Vanessa Klevenhusen afirmou que atividades como esta são essenciais neste momento da vida dos jovens. Segundo a orientadora, há muitos tabus e vergonha para tratar dos temas, mas eles não podem ser deixados de lado. “Verdade seja dita: as dúvidas existem e todas elas são importantes e devem ser respondidas por alguém que possa, de fato, dar as informações corretas”, ressaltou.
Em uma pesquisa de satisfação feita após o encontro, os alunos relataram terem se sentido muito à vontade para fazerem perguntas e esclarecerem dúvidas. Os profissionais, de acordo com os jovens, foram muito compreensíveis e buscaram abordar os temas numa linguagem mais acessível.
“Achei que os dois médicos abordaram os assuntos de uma forma descontraída. Não foi uma coisa monótona nem chata. Eles me fizeram me sentir à vontade e não com vergonha”, contou um dos alunos.