Projeto alunos ajudam alunos
O projeto de monitoria "Alunos ajudam alunos" faz parte de uma das iniciativas do Grêmio Escolar. Os alunos mais experientes se tornam mentores, compartilhando seus conhecimentos e guiando aqueles que enfrentam desafios em determinadas disciplinas.
Quando perguntamos o que motivou a fazer parte do projeto, João Paulo (11R2), disse que sempre gostou de ensinar os amigos o que decidiu a tomar a decisão para participar do projeto. "Foi um processo desafiador porque muitas vezes não consigo me expressar com palavras e para conseguir passar para o aluno, muitas vezes relacionava a matéria com exemplos práticos do dia a dia", disse João.
Em relação aos desafios enfrentados, Isabella W. (8R2) aluna e monitora, nos relatou a falta de concentração da colega e como conseguiu lidar com isso: "eu comecei a dar algumas pausas para que ela conseguisse respirar e conseguir se concentrar melhor.", disse.
Uma das monitoras de 2023, Vitória B. (8R2) destacou como essa experiência não só aprimorou seu próprio aprendizado, mas também a maneira como ela compartilha conhecimento. Outra aluna monitora, Maria Cecília (12R1) achou importante ajudar outro aluno que estava em ano para realizar o Abitur. A partir disso, ela revisou também de forma prática as disciplinas que também precisa para realizar o exame. Além disso, Maria Cecília observou que em algumas ocasiões os alunos levantam questões que apresentam perspectivas diferentes das quais ela não teria considerado por si só, como um exemplo.
Ao unirmos forças com o projeto “alunos ajudam alunos”, estamos construindo uma comunidade escolar mais forte e empoderada, valorizando a colaboração e o apoio mútuo. Assim, cada estudante tem a oportunidade de crescer e de se desenvolver.