Projeto Africanidades Brasileiras na Educação Infantil
Durante o mês de outubro, os alunos da Educação Infantil participaram do Projeto Africanidades Brasileiras.
O projeto foi desenvolvido por meio de atividades pedagógicas, como contação de histórias, atividades de música, artes, culinária, jogos e brincadeiras que reforçaram o reconhecimento da cultura afro-brasileira.
Também integraram no processo, a "Oficina de Capoeira" com o Mestre Curumim e o "Contos de Vó". Na capoeira, os alunos tiveram a vivência com atividades que envolveram contação de histórias, música e dramatização.
No "Contos de Vó", o Projeto Girô foi convidado e contou histórias através de apresentação com a boneca Abayomi, oferecendo às crianças a experimentação de uma das principais tradições de manutenção do conhecimento e tradições africanas: a oralidade como experimentação e reconhecimento do saber.
Ao longo das atividades, a Educação Infantil recebeu também a visita dos alunos das turmas 5 com a representação lúdica da história de Antonieta de Barros, uma mulher negra que teve importante representatividade no país. Ela foi uma das primeiras mulheres a ser eleita para um cargo político.