Palestra do professor Michel Gherman sobre "O nacional-socialismo e a nova direita" para as turmas 12
“Palavras podem ser como minúsculas doses de arsênico. São engolidas de maneira despercebida e aparentam ser inofensivas: passado um tempo, o efeito do veneno se faz notar.“ Vitor Klemperer, LTI
Na quinta-feira, dia 11 de maio, a Escola Alemã Corcovado convidou Michel Gherman, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para uma palestra sobre o tema “O nacional-socialismo e a nova direita”. A palestra foi oferecida aos alunos das turmas 12 e incluiu um debate com os alunos sobre o tema.
O professor Michel Gherman assume o papel de um intelectual que domina a ferramenta da provocação, instigando o público a refletir. O intercâmbio de ideias deve contribuir para o fortalecimento da democracia, fazendo com que os indivíduos construam seus argumentos e lidem com contra-argumentos.
Na percepção dos alunos, a parte mais interessante da palestra foi o enfoque dado pelo professor na relação entre a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto / Shoa. Ao proferir sua palestra, o professor sempre enfatizou o fato de que a história é feita por homens que manipulam e são manipuláveis. Na conversa com os alunos, o professor os convidou a reconhecer esse mecanismo.
A fim de preparar os alunos para esse encontro, foi realizada uma saída pedagógica para o Memorial às Vítimas do Holocausto, em que os alunos abordaram as consequências do nacional-socialismo para o Brasil contemporâneo.