O Estágio Social na formação dos alunos
Os alunos das turmas 9 têm como atividade curricular de formação humanística o estágio social. Ao longo de todo o ano, os alunos visitaram instituições beneficentes uma vez por semana para desenvolver trabalhos voluntários como reforço escolar, recreação de crianças e alfabetização de adultos.
Um dos objetivos do estágio social é criar vínculo, afeto e comprometimento com as crianças de outras instituições. O que faz com que cresçam imensamente como indivíduos e vejam o aspecto social e coletivo com um novo olhar.
Neste ano, Guilherme R., um dos nossos alunos teve essa percepção humanística. Guilherme estava inscrito na Escola Dom Cipriano Chagas, e além do compromisso desenvolvido no estágio social, o aluno propôs para a diretora da instituição para dar aulas de xadrez. Assim, conseguiu colocar em prática o compartilhamento de uma das suas habilidades.
Durante aproximadamente um mês, ele dedicou seu tempo para ensinar as técnicas do xadrez. O processo de aprendizado começou com aulas teóricas e as crianças puderam absorver os conceitos essenciais do esporte.
Posteriormente, as aulas práticas permitiram que os jovens aplicassem o conhecimento adquirido. A abordagem de ensino, combinando teoria e prática, proporcionou um ambiente de aprendizado enriquecedor e envolvente para os jovens da Dom Cipriano.
Após as aulas, Guilherme organizou um torneio de xadrez e as habilidades recém-adquiridas dos jovens foram testadas. As três primeiras colocações foram premiadas com medalhas, reconhecendo o esforço e a dedicação dos jogadores. O vencedor do torneio recebeu um prêmio muito especial: um tabuleiro de xadrez, oferecido por Guilherme, gesto que demonstrou a generosidade e o compromisso do aluno em compartilhar seu amor pelo xadrez e incentivar o talento.
Além de seu notável envolvimento com as crianças da Dom Cipriano, Guilherme também brilhou em sua própria jornada de xadrez. Na mesma semana do torneio na Dom Cipriano, ele participou do torneio estadual de xadrez e conquistou o quarto lugar.
As turmas 9 participam todos os anos do estágio social, parte da proposta curricular de formação humanística da Corcovado. Ao longo do ano, os alunos escolhem uma instituição social parceira da Escola. Em visitas semanais, fora do horário escolar, desenvolvem atividades de acordo com a demanda do local: monitoria e reforço escolar, recreação, organização de espaços, entre outras possibilidades. As turmas 9 também ficam responsáveis pela arrecadação de doações para essas instituições.