Excursão das turmas 6 a Paraty 2024
Durante 4 dias intensos em Paraty, as turmas 6 puderam ver na prática conteúdos estudados nas aulas de História, Geografia e Ciências em diferentes atividades.
Ao longo de um passeio de barco pela baía de Paraty os alunos estudaram sobre cartas náuticas e a rosa dos ventos, e exploraram conteúdos ligados à vida marinha da região da praia da lula. Além de serem introduzidos à cultura de povos quilombolas e indígenas da região.
No centro histórico de Paraty, em uma gincana organizada em torno de temas históricos, os alunos se debruçaram sobre a rica história da região, sua importância para a exploração de ouro e outras riquezas no Brasil colonial, e sobre a profunda desigualdade que estruturava a sociedade brasileira nesse momento histórico. Os alunos compreenderam, por exemplo, a importância da distinção entre pessoas negras escravizadas, pessoas forras e a comunidade branca, nas construções das diversas igrejas da cidade.
Os alunos também visitaram o Quilombo da Fazenda e a Aldeia Pataxó Hã Hã Hae. Em ambos os locais, aprenderam sobre a história dessas comunidades e as suas culturas, se engajando em, além de conversas com as lideranças dos locais, oficinas de artesanato e outras atividades ligadas à cultura local. Eles também participaram de uma atividade voltada à educação ambiental no parque estadual de Picinguaba e de uma oficina de construção de máscaras de Papel Machê também no centro histórico.
A proposta dessa viagem foi misturar aspectos ligados à integração e confraternização entre ramos e turmas, com aspectos pedagógicos de trabalhos de campo.