Conheça as tradições alemãs na Páscoa
Na Alemanha, a Páscoa é considerada a data mais importante do Cristianismo por comemorar a ressurreição de Jesus. Antes da chegada do feriado, os alemães decoram suas casas com alguns elementos típicos como o Buquê de Páscoa (Osterstrauß), compostos por galhos secos decorados com ovos coloridos e símbolos da Páscoa como o coelhinho. O coelho da Páscoa (Osterhase) "nasceu" na Alemanha Ocidental no século XVII e, muitos anos depois, ficou conhecido também pelo formato de chocolate.
O coelho é símbolo da Páscoa tanto no Brasil quanto na Alemanha. Porém, na Alemanha existe outro animal como símbolo do feriado: o cordeiro. E por isso, durante essa época, além de coelhos de chocolate, encontra-se nos supermercados os Osterlamm, bolo doce com cobertura de açúcar em formato de cordeiro.
O feriado é comemorado ao longo de toda a semana. Para os alemães, a quinta-feira é conhecida como a Quinta-feira Verde (Gründonnerstag), onde mantém-se a tradição de comer alimentos com a coloração verde, como folhas e aspargos, que são também alimentos da estação.
O sábado é chamado de Karsamstag e é marcado por uma tradição, o Osterfeuer. Grandes fogueiras são acesas na noite que antecede o domingo de Páscoa e as famílias se reúnem ao seu redor.
O domingo de Páscoa se inicia com a caça aos ovos, momento em que as crianças saem pelo jardim com cestinhas à procura de ovos de Páscoa, sejam os coloridos cozidos ou os de chocolate. Esse é um dos costumes mais fortes do país.