Aluna do Ensino Médio conta como intercâmbio ajudou na decisão da escolha profissional
Alunos de diversas partes do mundo são convidados pela TU9, sociedade formada por 9 universidades alemãs, com foco em engenharia e tecnologia.
Em 2022, a aluna Joana C., da turma 11R1, foi a escolhida para participar do programa e conheceu a universidade de Hannover, que tem como foco a inovação, demonstrada nas áreas da Ciência e nas questões sociais e ambientais.
Joana ficou impressionada com a infraestrutura e tecnologia em todo o campus da universidade. “O mais impressionante são os grandes dispositivos. Como em um prédio, que se encontrava uma turbina no Instituto de Turbomaschinen ou o Elevador Einstein no HITec (Instituto de Tecnologia de Hannover), um dispositivo de pesquisa em forma de torre de lançamento com o qual são realizados experimentos em condições de microgravidade e alta taxa de repetição. Não é possível vê-lo ao vivo, mas foram mostrados vários vídeos de experimentos com peças de Lego, o que foi muito interessante”, disse.
O programa contou com palestras interativas que, segundo a aluna, foram essenciais para a aprendizagem na prática, como a visita ao Instituto de Dinâmica e Vibrações. Na ocasião, os alunos testemunharam e participaram de um pequeno experimento em que uma placa de metal com areia produzia imagens diferentes, conforme o nível determinado de frequência. "Uma experiência simples e rápida, mas que fascinou quase todos os participantes e que ficou na minha memória", comentou a aluna.
Joana destacou também a intensa pesquisa sobre formas alternativas e renováveis de energia, que se tornam cada vez mais importantes na Europa e no mundo, com visitas às Estruturas de Apoio do Centro de Testes e ao GeCoLab (Laboratório de Conversores de Geradores), onde foram discutidas possíveis soluções para o fornecimento de energia limpa. A aluna observou a importância de se adotar como prática os esforços de nações influentes como a Alemanha para proteger o meio ambiente. Os centros de pesquisa como os mencionados acima desempenham um papel indispensável para tornar essas formas alternativas de energia, mais viáveis e acessíveis não apenas localmente, mas também para todo o planeta. Para Joana, o intercâmbio foi proveitoso não só no âmbito cultural, trocando hábitos com alunos do mundo inteiro, mas também com a possibilidade de afirmar o desejo de cursar Engenharia na Alemanha.