Notícia

Encontro com matemáticos – conversas sobre números primos etc

“Há uma quantidade infinita de números primos?" Essa e outras perguntas matemáticas foram, no início de agosto, assunto para 50 alunos do Ensino Médio. A Escola Alemã Corcovado recebeu a visita de três matemáticos alemães: Dr. Frank Kiefer, da Comunidade Alemã de Pesquisa, Dr. Michael Meier, do Hausdorff Center of Mathematics (HCM) e Dr. Lukas Wersch, da Associação Alemã de Matemáticos, que estiveram no Rio de Janeiro para participar do Congresso Internacional de Matemáticos, realizado entre os dias 1 e 9 de agosto.
 
Sob o título “Fascinação, beleza e importância da Matemática – números e formas ideais”, Dr. Meier mostrou de maneira compreensível “onde a matemática se faz presente”. Na primeira parte da palestra, o matemático fez os alunos refletirem sobre números primos. Depois, demonstrou como considerações teóricas sobre números são aplicadas no cotidiano, por exemplo, na criptografia. Em seguida, falou sobre curiosidades matemáticas na natureza e sobre a matemática aplicada na economia.
 
Os alunos acompanharam as discussões com atenção, participando ativamente. “Encontros assim não apenas provocam o interesse dos jovens, mas abrem, também, perspectivas para o futuro”, afirmou a professora de Matemática Melanie Wächter. Dr. Meier enfatizou a importância da cooperação internacional para sua área: “Na Matemática, bem como nas ciências em geral, a cooperação internacional é muito importante. As ideias e o progresso dependem dessa troca”.
 
Cerca de 5 mil cientistas do mundo inteiro participaram do Congresso Internacional de Matemática. Para a alegria da delegação alemã, Dr. Peter Scholze, professor titular do HCM, foi o segundo matemático alemão a receber, durante o congresso, a Medalha Fields, considerada o prêmio Nobel da Matemática.