As mascotes da Educação Infantil | Escola Alemã Corcovado - Deutsche Schule Rio de Janeiro

Notícia

As mascotes da Educação Infantil

Uma das curiosidades da Educação Infantil é o fato de as turmas terem nomes de animais em alemão: Braunbär, Eisbär, Biene, Igel, Hase, Eule, Delfin, Fisch, Elefant, Tiger, Pinguin e Löwe. Isso possibilita que a criança perceba sua trajetória ao longo da pré-escola e estabeleça um vínculo afetivo e de identidade com esse grupo. Além disso, as mascotes auxiliam os alunos a se aproximarem de forma lúdica da língua alemã. Assim, crianças participam de diversas situações de aprendizagem em torno dos animais das suas turmas. Um dos momentos mais emocionantes é a chegada da mascote na turma, a escolha do seu nome e a caça aos chaveirinhos.

O mascote chegou na turma como se estivesse vindo de uma longa viagem da Alemanha para o Brasil. A chegada acontece de forma surpresa, logo nas primeiras semanas de aula. Ele traz uma carta para se apresentar à turma e, a cada dois dias, um aluno diferente é sorteado para levá-lo para casa. Em sala, a criança recebe as orientações de que deve cuidar da mascote para que eles tenham, juntos, momentos prazerosos, e que ele retorne à turma feliz para sua próxima jornada.

Em algumas turmas os alunos vivenciam músicas em alemão a respeito da sua mascote e são solicitados a fazerem pesquisas em casa sobre ele, trazendo os conhecimentos e curiosidades para compartilhar com os colegas. Já em sala de aula são feitas diversas atividades com as mascotes como tema principal: desenhos, recortes, colagens, máscaras etc.

Coordenadoras

Educação Infantil

Martha Fleischhut

Educação Infantil

Karin Diederichs

Orientadora

Educação Infantil

Maria Isabel Silva