Notícia

Grêmio Estudantil - Turmas 11 e 12

A atividade do Grêmio Estudantil direcionada para as turmas 11 e 12 aconteceu no sábado, dia 18 de março. A programação incluía palestras sobre os temas “drogas” e “gêneros”. Os próprios alunos do Grêmio sugeriram essas temáticas por acreditarem na importância do debate. 

Sobre o assunto “drogas”, os estudantes pediram que a palestrante Luiza Mattos, professora de Ciências da Escola Alemã Corcovado, focasse nas consequências do uso dessas substâncias. Portanto, o objetivo foi, de fato, tentar apresentar para os alunos do ensino médio o que existe de conhecimento científico sobre os efeitos biológicos das drogas no sistema nervoso. Logo em seguida houve uma pausa para o lanche onde a escola ofereceu a famosa e tradicional salsicha alemã.

Após o lanche, os professores da EAC André Basseres, de filosofia, e André Klevenhusen, de sociologia, participaram do debate sobre “gêneros”. Foram passados dois vídeos para fazerem os alunos refletirem, e o final da palestra foi aberto para perguntas.

 André Basseres acredita que esta discussão é muito relevante e atual, tendo em vista os movimentos que acontecem no mundo inteiro por uma maior igualdade entre os gêneros.

“Esses jovens estão saindo do colégio daqui a pouco e vão para o mundo. É legal que eles possam levar algumas reflexões sobre isso”, comentou o professor de filosofia.

João Eduardo (11C2) e Maria Carolina Netto (11R2), ambos participantes do Grêmio Estudantil, disseram que a escolha das turmas 11 e 12 como público para essas palestras aconteceu por terem noção de que é nessa fase em que os jovens estão mais propensos a conviver com essas questões. A dupla acredita que esses tópicos despertam o interesse por serem temas bastante atuais. 

Coordenadores

Turmas de 9 a 12 C

Francisco Linhares

Turmas de 9 a 12 R

Markus Häder

Orientadoras

Turmas de 9 a 12 C

Clarice Dahis

Turmas 9 a 12 R

Vanessa Klevenhusen