Notícia

Dia do Grêmio Estudantil: Turmas 9 e 10

No mundo inteiro acontecem, atualmente, mudanças políticas com efeitos de uma envergadura incalculável. Infelizmente, nesse cenário, o Brasil não representa nenhuma exceção. Desde os meados do ano passado houve movimentos no Congresso com a intenção de exonerar a presidente eleita até 2018, Dilma Rousseff, por meio de um processo de impeachment. Essas articulações se basearam no orçamento econômico do governo, suspeito de disfarçar despesas que de fato foram efetuadas. Antecessores da presidente praticaram o mesmo tipo de “pedaladas” sem serem responsabilizados por elas. Mas o procedimento não é legal e, após muitos debates e longas negociações, a presidente foi, de fato, exonerada e substituída pelo então vice-presidente, Michel Temer.

O grêmio estudantil da Escola Alemã Corcovado convidou, no sábado, 19 de novembro, as turmas 9 e 10 para participarem de um painel de discussão, com a proposta de analisar os acontecimentos em Brasília e seus efeitos a partir de vários pontos de vista.

Marcelo Alonso e André Klevenhusen, professores de geografia e política da Escola Alemã Corcovado, e Thomas Fischermann, correspondente da conceituada revista alemã “Die Zeit”, informaram aproximadamente 90 alunas e alunos sobre os acontecimentos, cada um partindo de sua visão profissional. O processo de impeachment foi um golpe, uma ação legal ou necessária? A presidente era culpada? Os três especialistas abordaram essas questões em curtas palestras de forma fundamentada, pragmática e clara, cativando o interesse do público até o fim.

Após um breve intervalo iniciou-se uma sessão de perguntas, na qual os jovens mostraram, mais uma vez, seu interesse em política. Os dois professores ficaram menos impressionados que Thomas Fischermann sobre o alto interesse e a qualidade das perguntas do público em relação a esse assunto – afinal, já conhecem suas alunas e seus alunos.

“Estou à disposição para participar de um evento parecido do grêmio estudantil ou de uma outra instituição da escola. É impressionante a disposição de tantos jovens em aparecer na escola no sábado e em engajar-se na política.”

Agradecemos, especialmente, aos membros do grêmio que, além de organizar esse evento, assumiram também a realização e a condução da discussão.

Coordenadores

Turmas de 9 a 12 C

Francisco Linhares

Turmas de 9 a 12 R

Markus Häder

Orientadoras

Turmas de 9 a 12 C

Clarice Dahis

Turmas 9 a 12 R

Vanessa Klevenhusen