Notícia

Dia do Grêmio Estudantil Turmas 11 e 12

O sábado (19/03) do Grêmio Estudantil para as turmas 11 e 12 seguiu o eixo temático proposto para o ano de 2016: Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Visando sempre atender o interesse dos alunos, o grêmio convidou quatro palestrantes, que falaram sobre diferentes visões dos impactos sociais, políticos, econômicos e culturais dos Jogos Olímpicos na cidade do Rio.
 
Como primeiro palestrante, Joachim Schemel, vice-cônsul alemão, falou sobre a relação da Alemanha com os Jogos e apresentou o Oliale. “Um fator importante dos Jogos é o elemento político, porque ajuda a criar laços entre as nações, assim promovendo a paz mundial. Oliale (Oli = Olimpíada + Ale = Alemanha) é um espaço de interatividade e entretenimento que vai ser montado na praia de Ipanema, para que as pessoas possam se encontrar num ambiente pacífico e festivo”. 
 
 
Logo em seguida, o presidente da Empresa Olímpica Municipal, Joaquim Monteiro de Carvalho, apresentou as expectativas para o mês de agosto, as mudanças feitas na cidade, a forma como os Jogos serão organizados e como a população se beneficiará das obras. 
 
 
Após uma pausa para o lanche com direito à já tradicional salsicha alemã, a arquiteta e urbanista da prefeitura do Rio de Janeiro, Claudia Granjeiro, falou também sobre as obras mais importantes na cidade, e de qual delas os cidadãos poderão continuar desfrutando no futuro. “Os Jogos Olímpicos de 2016 são os Jogos de transformação. Os Jogos acontecem em apenas 16 dias, mas o legado fica para sempre, e esse é o benefício que procuramos”.   
 
 
Um grupo de alunos que participa de um projeto sobre as Olimpíadas fez uma breve apresentação focando principalmente nos impactos dos Jogos. Por fim, o professor Marcelo Alonso fez com que os alunos analisassem de maneira geral todos os prós e contras da competição, também abordando temas polêmicos, como a despoluição da Baía de Guanabara e a relocação de pessoas para a execução das obras.
 
Os alunos tiveram a chance de fazer perguntas ao final de todas as palestras, e se mostraram muito interessados durante todo o sábado. O grêmio agradece a presença de todos!  
 
 
Para saber mais sobre o Oliale confere a apresentação do projeto em PDF : http://ahkbusiness.de/uploads/media/OLI_ALE_pt..pdf
 

Coordenadores

Turmas de 9 a 12 C

Francisco Linhares

Turmas de 9 a 12 R

Markus Häder

Orientadoras

Turmas de 9 a 12 C

Clarice Dahis

Turmas 9 a 12 R

Vanessa Klevenhusen