Notícia

Projeto Identidade com as turmas 2 e 4

As turmas 2 e 4 receberam no início de outubro a visita da dupla de artistas Orlando Caldeira e Noemia Oliveira apresentando o Projeto Identidade. Trata-se de uma exposição fotográfica que colocou modelos negros representando papéis protagonistas conhecidos. O projeto visa provocar um questionamento muito importante: por que os padrões de referência positiva são majoritariamente representados por pessoas brancas?

As crianças reconheceram, com facilidade e animação, os personagens de heróis e princesas representados nas fotos – originalmente brancos. Puderam também ouvir os depoimentos pessoais dos artistas, a exemplo da dificuldade que enfrentam para conseguirem ser escolhidos para papéis como médicos, empresários, advogados. Entenderam, enfim, que as diferenças entre as pessoas são importantes e desejáveis. É bom ser negro, é bom ser branco. O importante é sentir-se bem com quem você é, sentir-se bonito como você é, e tratar a todos com respeito.

Essa apresentação enriqueceu os temas abordados na área de Estudos Sociais.

Ao passar pelas diversas crianças retratadas no livro "Crianças como você", os alunos de turma 2 ampliam as vivências culturais do contexto de cada continente. Dentro do estudo da África, os tipos de cabelo e penteados adotados já levantaram o tema dos padrões de beleza vigentes e a valorização da diversidade.

Ao estudar a história do Rio de Janeiro, a turma 4 reconhece as matrizes étnicas que foram habitando o local e que hoje compõem o povo brasileiro. Os alunos estudam a chegada dos negros africanos escravizados, sensibilizam-se com a temática da escravidão e ampliam o conhecimento sobre os elementos culturais de herança africana.

Vejam a seguir algumas fotos da apresentação do Projeto Identidade para as turmas.

Coordenadores

Turmas 1 a 4 C

Paula Pereira

Turmas de 1 a 4 R

Brita Bank-Diemar

Orientadoras

Turmas de 1 a 4 C

Renata Cecchetti

Turmas de 1 a 4 R

Daniela Rodenbach