Notícia

Studienkolleg

 
Com o Studienkolleg, alunos que concluíram o Ensino Médio no Brasil podem obter acesso a um curso de ensino superior na Alemanha.
 
O que é o Studienkolleg?
 
Os Studienkollegs são cursos com duração de seis a doze meses oferecidos por universidades da Alemanha. Esses cursos têm um caráter preparatório  para os estudos em nível superior e possuem as ênfases nas disciplinas específicas relativas à graduação desejada. Ao final os alunos prestam uma prova, denominada “Feststellungsprüfung.” A aprovação nesse exame permite a candidatura a uma faculdade ou universidade alemã.
Cursos com ênfase em disciplinas específicas – “Schwerpunktkurse”
 
Antes de se candidatar a uma vaga em um Studienkolleg, é importante saber quais tipos de cursos são oferecidos - cada curso tem ênfase em uma área. Importante: só é possível se candidatar a uma gradua- ção na área na qual o estudante fez o Studienkolleg. 
 
Há cursos preparatórios para diversas áreas: 
 
  • Medicina, área de biológicas e farmácia 
  • Áreas técnicas e ciências exatas e naturais
  • Ciências sociais e econômicas 
  • História, germanística ou filosofia
  • Engenharia  
  • Línguas estrangeiras (sem ser alemão) 
  • Design

Confira a lista de Studienkollegs aqui.

Conhecimento do Alemão e provas de admissão
 
A maioria dos Studienkollegs requer um nível de conhecimento da língua alemã para o candidato ser aceito. Os conhecimentos linguísticos devem ser comprovados por um diploma de proficiência, ou os candidatos devem fazer um exame de língua alemã para a admissão. Geralmente, o diploma DSD I já é suficiente para a admissão em um Studienkolleg. Com o DSD II (níveis B2 ou C1), os estudantes já têm, via de regra, a comprovação linguística para o ingresso em uma universidade na Alemanha. 
Além disso, é realizado outro exame, específico de uma disciplina, dependendo da graduação que o aluno pretende cursar em uma universidade alemã. Frequentemente, esse exame é uma prova de Matemática.
 
Carga horária
 
Os cursos do Studienkolleg são, em grande parte, em horário integral. Os cursos possuem de cinco a sete disciplinas, ministradas em 28 a 32 aulas semanais. Todos os alunos são obrigados a participar das aulas e das provas orais e escritas.
 
Custos
 
Com exceção de Dresden e Glachau, as aulas e provas nos Studienkollegs são gratuitas. Entretanto, como o Studienkolleg faz parte de uma universidade ou faculdade, onde todo estudante paga taxas semestrais, essas também valem para o Studienkolleg. Esses custos variam de 30 a 300 euros por semestre, de acordo com a instituição. Com isso, alunos do Studienkolleg têm todos os direitos de um estudante universitário: bilhete de transporte público, descontos para estudantes, acesso aos refeitórios e bibliotecas da universidade etc.
 
O Studienkolleg vale para mais de um estado?
 
Depois de feita a prova de verificação (”Feststellungsprüfung”), é possível se inscrever em um curso de graduação. Alguns Studienkollegs permitem a candidatura em outros estados, enquanto outros valem apenas para as universidades e faculdades do mesmo estado onde foi cursado o Studienkolleg. É importante verificar as possibilidades oferecidas pelos Studienkollegs, principalmente se o desejo for pela candidatura a universidades em mais de um estado.
 
Como se candidatar ao Studienkolleg?
 
A candidatura para uma vaga em um Studienkolleg pode ser feita diretamente junto ao departamento responsável dentro das universidades ou pela plata- forma online uni-assist.de.
É necessário verificar as exigências de cada Studienkolleg e faculdade, e se organizar de acordo com a data determinada, já que alguns seguem o semestre universitário e outros seguem o semestre escolar alemão.
O órgão responsável pelas escolas alemãs no exterior (ZfA - Zentralstelle für das Auslandschulwesen) introduziu, em acordo com alguns Studienkollegs, o exame conjunto de admissão (Gemeinsame Zulassungsprüfung) para alunos de escolas alemãs. Para os Studienkollegs de Bochum, Darmstadt, Marburg / Mittelhessen, Sachsen-Anhalt, Frankfurt e Hannover é possível realizar esta prova de admissão na Escola Alemã Corcovado. Em um acordo de cooperação especial, pode ser feito ao mesmo tempo um exame de admissão para a Humboldt-Universität zu Berlin e a Freie Universität Berlin. Com o diploma DSD II, o exame de língua alemã será descartado do exame de admissão.
Existe ainda a possibilidade de participar de uma prova de acesso online para o Studienkolleg Mainz, na Johann Gutenberg-Universität Mainz, com a qual a escola mantém uma parceria.
 
Contato para alunos e pais interessados
 
Caso tenha outras dúvidas sobre os Studienkollegs, entre em contato com o coordenador de alemão como língua estrangeira (DaF), Volker Schulze-de Souza. Os alunos interessados podem buscar aconselhamento individualizado a respeito dos Studienkollegs. 
Telefone: 2528-0400