Provas de Idiomas - DSD

Em todos os níveis linguísticos são realizados exames de língua alemã, onde os alunos demonstram os seus conhecimentos de alemão. Estes exames são obrigatórios para todos os alunos:
 
No final da turma 4 do Ramo C os alunos concluem o ensino fundamental na disciplina alemão como língua estrangeira, recebendo o „Bärendiplom“. Este exame de língua alemã é a conclusão do trabalho com o material de ensino „Bärenspaß“. Este exame é elaborado pelos professores das turmas 4 do Ramo C, e é obrigatório para todos os alunos das turmas 4.
 
Nas turmas 6 do Ramo C as competências em língua alemã no nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas são avaliadas através da aplicação do Exame A2. Este exame, que é elaborado na Alemanha e é corrigido e avaliado pelos professores das turmas 6, se compõe das seguintes partes: compreensão auditiva, compreensão de leitura, comunicação escrita (produção de texto) e comunicação oral.
 
Em todas as turmas 9 do Ramo C e do Ramo R os alunos particiam do Exame de Nível DSD A2/B1. Este exame, que também se compõe das partes compreensão auditiva, compreensão de leitura, comunicação escrita (produção de texto) e comunicação oral, é elaborado e avaliado na Alemanha. Através deste exame, que é dividido em dois níveis, é possível avaliar o desempenho de um aluno nas 04 partes da prova de forma diferenciada, ou seja, no nível A2 e no nível B1 respectivamente. O resultado respectivo nos dois níveis é indicado separadamente no diploma.
 
Através do Exame DSD nos níveis B2/C1 os alunos das turmas 12C e 11R recebem um Certificado de Alemão que lhes concede o direito de cursar a universidade na Alemanha. Para tal, bastam os resultados obtidos no nível B2, nas partes do exame compreensão auditiva, compreensão de leitura, comunicação escrita (produção de texto) e comunicação oral. Neste exame os resultados respectivos nos dois níveis também são indicados separadamente no diploma.