Notícia

Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras

187 alunos das turmas 5 a 12 da Escola Alemã Corcovado participaram da “Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras”, no dia 20 de abril. Essa competição concilia a complexidade do raciocínio matemático com o trabalho colaborativo. Cada classe resolve apenas 1 prova, ao contrário das olimpíadas convencionais em que cada estudante resolve sua prova individualmente.

Esta competição tem como proposta mobilizar o conjunto de alunos de uma turma, o que difere de outras competições de Matemática à disposição das escolas, uma vez que não é direcionada apenas para os alunos que possuem altas habilidades em Matemática, mas para todos os interessados de uma classe. Pela característica da prova, os melhores resultados são alcançados pelas equipes que mobilizarem, de maneira mais eficiente, as diferentes competências de seus integrantes.

Considerando a sua dinâmica, esta atividade estimula a criatividade dos estudantes, ao mesmo tempo em que solicita a racionalização e a formalização de uma vivência cotidiana. Pode-se destacar ainda, que durante a Olimpíada, são trabalhadas as competências pessoais e sociais, no que diz respeito à iniciativa pessoal, organização e cooperação.

A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é a edição brasileira da Mathématiques Sans Frontières, competição criada em 1990, na França, com o intuito de estimular o interesse de alunos do Ensino Fundamental e Médio para a Matemática. A Olimpíada é a maior competição educacional interclasses do mundo com participação de mais de 200 mil estudantes em 29 países e 10 idiomas.