Inscrição de Novos Alunos - Perguntas mais frequentes

É preciso ser alemão para estudar na Escola Alemã Corcovado?
Não. 90% de nossos alunos são brasileiros. A nacionalidade não é um requisito para estudar aqui.

Meu filho não fala nada em alemão. Ele pode estudar nessa escola?
Sim. A Escola Alemã Corcovado oferece dois modelos de currículo escolar, que chamamos de Ramos C e R. O Ramo C (Brasileiro) tem o alemão como idioma estrangeiro e é feito em acordo com as normas educacionais do Brasil, e o Ramo R (Alemão) é feito nos moldes do ensino alemão, com a maior parte das aulas em língua alemã, tendo como objetivo a obtenção do Abitur (a conclusão do Ensino Médio da Alemanha). Também é possível fazer inscrição para turmas mais avançadas, mas nestes casos o aluno já deve ter conhecimentos de alemão, e estar disposto e capaz de recuperar o conteúdo fora do horário de aula. Os que não têm conhecimento de alemão passam por um período de adaptação.

Se meu filho estiver no Ramo Brasileiro pode se transferir para o Ramo Alemão?
Sim. É muito comum isso acontecer, sempre de maneira natural, harmônica e respeitando as competências e as aspirações das crianças e jovens.

A conclusão dos estudos no Ramo Alemão têm validade no Brasil?
Sim. Um dos requisitos do Abitur (a conclusão do Ensino Médio alemão) é de que o estudante também tenha o certificado de conclusão do país em que estudou. Por isso, ele também terá concluído o Ensino Médio clássico brasileiro.

Só se fala alemão na Escola Alemã Corcovado?
Não. Desde a Educação Infantil, os alunos têm contato com o idioma alemão, mas há aulas em português em todos os segmentos, em maior ou menor intensidade a depender do ramo escolhido.

Qual sistema pedagógico prevalece na Escola Alemã Corcovado, o brasileiro ou o alemão?
Nenhum dos dois especificamente. Há uma direção escolar brasileira e uma direção escolar alemã que trabalham em conjunto por um projeto pedagógico único, cujo maior objetivo é o desenvolvimento e a valorização de competências na busca por formar cidadãos do mundo em uma escola de encontro.

Os professores são todos alemães?
Não. Há professores de ambas as nacionalidades.

A Escola Alemã Corcovado está em outros estados além do Rio de Janeiro?
Não. A Escola Alemã Corcovado só tem unidade no Rio de Janeiro, em Botafogo, mas ela faz parte de uma rede de 140 escolas alemãs no exterior, reconhecida pelo ZfA (Zentralstelle für das Auslandsschulwesen - órgão responsável pelas escolas alemãs no exterior).

A Escola Alemã Corcovado prepara os alunos para o ENEM e para o Vestibular?
Sim. Os alunos recebem preparação para os exames de acesso às universidades públicas e particulares do Brasil. Além do ENEM e do Vestibular, apresentamos através do serviço de orientação profissional outras possibilidades de entrada em universidades no exterior, em especial na Alemanha.