Fundamentação Pedagógica

Proposta pedagógica

A proposta pedagógica da Escola Alemã Corcovado baseia-se nos requisitos legais vigentes no Brasil e na Alemanha.

No artigo 2º da Lei 9394/96 consta:

Art. 2º - "A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o livre desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua orientação ou qualificação para o trabalho"

O Regulamento da EAC foi desenvolvido com base nesse conceito, que representa o princípio brasileiro do trabalho pedagógico da escola.

Por outro lado, a proposta pedagógica da EAC também se baseia nos princípios da política cultural e educacional externa da Alemanha.

O ensino corresponde aos requisitos do plano de ensino 2004 do estado de Baden-Württemberg, que serve como base para o currículo escolar da EAC.

Ambas as vertentes de desenvolvimento formam juntas a missão da EAC. Essa missão foi elaborada e implementada no ano de 2004 por toda a comunidade escolar e esta sendo  submetida a uma reformulação permanente.

O currículo escolar foi desenvolvido como sendo um currículo de competências, no qual as competências centrais

a) pessoais

b) sociais

c) metodológicas e

d) específicas às matérias

a serem desenvolvidas e adquiridas pelos alunos são determinadas de dois em dois anos.