Apresentação

Perfil
 
O principal objetivo da EAC como escola de encontro bicultural é despertar e promover uma compreensão mais profunda da língua, história e cultura alemãs.
 
O setor Deutsch als Fremdsprache (alemão para estrangeiros) tem uma coordenação própria que, em sintonia com a Direção Escolar, coordena e promove o ensino da língua alemã aos alunos do ramo brasileiro da escola nas seguintes áreas:
 
Na Educação Infantil
 
Seguindo o princípio da imersão, as professoras da Educação Infantil falam exclusivamente alemão com as crianças nas terças e quintas-feiras, e nos outros dias da semana falam tanto alemão quanto possível, possibilitando desta forma, que as crianças, cujo idioma materno é o português, possam imergir em um “banho de língua alemã”.
 
No ensino na escola
 
A partir da turma 1 os alunos do Ramo C têm aulas de DaF. Nesta matéria as turmas são divididas em dois grupos respectivamente. Estes grupos pequenos de aprendizagem são uma condição extremamente importante para um trabalho mais detalhado e individual durante as aulas.
 
A partir da turma 6 no Ramo C leciona-se outras matérias (música, artes e ciências naturais) em alemão. Estas matérias DFU desempenham um papel muito importante na ampliação do vocabulário dos alunos na língua alemã.
 
O ensino de DaF e das outras disciplinas ministradas em língua alemã é realizado com base nas premissas metodológicas e didáticas da atualidade: as aulas são orientadas para a ação e promovem as habilidades comunicativas dos alunos. Neste ensino é aplicada uma grande variedade de métodos, onde os sistemas modernos de comunicação (computador, internet) são integrados, e os alunos são promovidos de forma individual e preparados de forma sistemática para todos os exames de alemão a serem aplicados.
 
A partir do ano letivo 2011 nas turmas 1-3 e 5-7 do Ramo C é implementado e dá-se continuidade a um trabalho com um portfólio de desenvolvimento nas aulas DaF. Este portfólio possibilita um trabalho mais diferenciado nas turmas e uma documentação do progresso individual.
Fator muito importante para o ensino do alemão é a utilização da biblioteca da escola, que tem um acervo excelente de livros e é coordenada de forma muito profissional. Aqui os alunos podem emprestar não somente livros, CDs, revistas ou materiais, como também utilizar os diversos espaços oferecidos, como o Café & Leitura, ou participar em aulas ministradas na própria biblioteca e em outras atividades que visam despertar e manter nos alunos o prazer da leitura de livros alemães.