Notícia

Projeto "O Nome das Coisas"

Nesse semestre o Bienengruppe se envolveu e desenvolveu o projeto “O Nome das Coisas”. Foram meses de muito aprendizado e de importantes descobertas.  A cada semana chegava a nossa sala de aula uma caixa surpresa com uma novidade que oferecia muitas possibilidades, as quais nos permitiam explorar todas as áreas de aprendizagem.

O principal objetivo deste projeto era fazer com que o grupo percebesse a função da linguagem escrita. Para isso, exploramos os nomes próprios, por serem inalteráveis. Semanalmente escolhíamos a inicial do nome de uma das crianças do grupo e, a partir dela, desenvolvíamos diferentes projetos com o grupo. A partir da letra E, por exemplo, fizemos a semana de experimentos. Com a letra A, promovemos a semana da amizade, durante a qual tivemos atividades cooperativas que trouxeram muito enriquecimento para o projeto. Outro bom exemplo foi a semana com a letra C, na qual conhecemos o laboratório de ciências, onde as crianças puderam observar um esqueleto e ainda, como são algumas partes internas do nosso corpo. Na semana da letra M, exploramos nossos medos e o que podemos fazer com esse sentimento. Além disso, nesta mesma semana, vistamos uma exposição no Hall da escola e finalizamos o tema criando nossos próprios monstros assustadores.

Durante todo o projeto “O Nome das Coisas”, ouvimos e compartilhamos impressões sobre diversas coisas do nosso cotidiano e construímos histórias coletivas. Fizemos ainda, junto às crianças, uma reflexão sobre os textos trabalhados ao longo do projeto e realizamos uma oficina de rimas, através da qual, nossos alunos perceberam o quanto as palavras podem ser divertidas.

Ficamos felizes em perceber o resultado positivo do projeto e em ter alcançado nosso objetivo de fazer com que as crianças compreendessem a função de uso lexical e social da linguagem escrita.   

Aline Ohnesorge Micmacher e Mayana Läuppi

Coordenadoras

Educação Infantil

Martha Fleischhut

Educação Infantil

Karin Diederichs

Orientadora

Educação Infantil

Maria Isabel Silva